NR10 - Laudo Elétrico

NR10 - Laudo Elétrico

De acordo com a obrigatoriedade da NR 10, o Laudo Elétrico é atualmente exigido no Brasil por diversas instâncias do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.

O Laudo Elétrico só tem validade legal quando emitido por um Engenheiro Eletricista ou um Técnico em Eletrotécnica com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da NR 10.

Quais os benefícios do Laudo Elétrico?

O Laudo Elétrico é uma arma poderosa para evitar gastos desnecessários com manutenção corretiva emergencial.

O principal benefício do Laudo Elétrico é garantir a segurança e a saúde dos moradores e funcionários que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas ou serviços com eletricidade, bem como, detectar e apontar para os responsáveis do condomínio as condições, que possam gerar insegurança nas instalações elétricas.

Avaliando as condições de segurança das instalações elétricas, podemos facilmente localizar sobreaquecimentos em conexões, cabos, barramentos, transformadores e outros equipamentos. E assim, tomar medidas de proteção contra contatos diretos, identificação de circuitos e proteções, permitindo eliminar potenciais problemas que poderiam vir a se tornar mais sérios.

Além disso, com o Laudo, ocorre a diminuição das ocorrências relativas às instalações elétricas irregulares como os circuitos e choques elétricos, garantindo a vida útil dos equipamentos e sua integridade, bem como uma considerável economia de energia nas instalações.

Objetivo do Laudo Elétrico

A principal finalidade do laudo elétrico é a elaboração de documento de responsabilidade do engenheiro elétrico, atestando as condições da distribuição da eletricidade dentro do condomínio.

Outro objetivo do laudo elétrico é verificar os requisitos e condições mínimas de controle e sistemas preventivos, do sistema elétrico.

Como é feito

  • Devem ser feitas vistorias periódicas, com atualização do laudo elétrico;
  • A legislação relacionada ao laudo elétrico indica obrigatoriedade definida de acordo com a Portaria 3214/78 e suas alterações em sua NR-10;
  • Levantamento físico das condições atuais das instalações elétricas, desde a cabina primária, quadro geral até os pontos de utilização;
  • Medições de tensão e corrente das chaves dos quadros principais e secundários;
  • Análise da compatibilidade entre proteções, condutores e cargas;
  • Análise dos dados em conformidade com as normas da ABNT, concessionária de energia local e NR 10;
  • Indicação das providências a serem tomadas quanto aos problemas encontrados;
    Recomendações para melhoria das instalações elétricas;
  • Cronograma de adequação;
  • O Relatório será apresentado encadernado acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART do engenheiro; Para-Raios;
  • A excelência do laudo elétrico é constituir um documento matriz, garantindo a segurança e condição de trabalho da população ativa.

A Condocorp conta com uma completa equipe técnica capaz de elaborar os laudos referentes às condições de segurança das instalações elétricas e de para-raios de seu condomínio, propondo soluções para adequá-las a norma regulamentadora 10, assinado por engenheiro, com emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Norma Regulamentadora 10.

Saiba mais

    Central de Atendimento 24H
    0800 770 4362